Informações sobre o local, seu povo e seu clima

O Village Mata Encantada está localizado na Área de Preservação Ambiental (APA) de Santo Antônio. O terreno, cercado pelo ambiente natural de uma floresta tropical, tem limite direto com a praia de Santo André. Esta praia foi classificada merecidamente pela revista Veja como uma das dez mais belas e exóticas do Brasil.

A água da Praia de Santo André (também conhecida como Praia das Tartarugas) é tranquila graças a um recife de corais situado na frente da praia. Dessa forma, ela é ideal para banhos, inclusive de famílias e crianças. Até agora, este ponto da região, conhecido apenas por poucos iniciados, permaneceu à margem dos grandes fluxos de turistas.

O turismo na região tem sido até hoje bastante moderado. Esse fato é levado em consideração pela equipe do Village Mata Encantada com algumas peculiaridades no abastecimento. Nosso abastecimento de água quente é feito exclusivamente com energia solar. Em vez de cloro, usamos raios UV para limpar a piscina e tratar a água.

Santo André

Santo André limita-se diretamente com o Village Mata Encantada. Esse local tranquilo é até hoje um agradável e pacato vilarejo de pescadores com pouco mais de 800 habitantes. Saindo da agitada cidade de Porto Seguro com seus inúmeros bares de praia, você tomará uma balsa para Santa Cruz Cabrália, atravessando o Rio João de Tiba e parando em Santo André.

Nos últimos anos, a importância de Santo André como local turístico aumentou enormemente. Aqui surgiu um ecoturismo de alto nível, algo que se vê na excelente infraestrutura do local. Para o abastecimento dos hóspedes durante as férias, há na vila dois mercadinhos, lojas de alimentos, butiques ateliês para artesanato, mais de uma dúzia de restaurantes, bistrôs e bares.

Lendas brasileiras antigas contam histórias de Santo André. Dizem, por exemplo, que um padre medroso, temendo ladrões, teria enterrado aqui uma estátua de ouro de santo André. Quem sabe seja o ouro da estátua que confere a essa pequena vila de pescadores seu brilho especial...

Porto Seguro

Porto Seguro foi fundada em 1534 e é tida popularmente como o local de nascimento do Brasil. Em Santa Cruz Cabrália, Pedro Álvares Cabral foi o primeiro português que pisou em solo brasileiro, em 22 de abril de 1500. Assim, Porto Seguro é tida como uma das cidades mais antigas do Brasil.

Vale a pena fazer uma exclusão a essa cidade, que é de fácil acesso a partir do Village Mata Encantada. Da histórica Cidade Alta, os hóspedes têm uma fantástica vista do litoral. Quem gosta de burburinho encontrará uma movimentada vida social na Cidade Baixa. Ali, calçadões de pedestres convidam durante o dia a um tranquilo passeio de compras. Termine sua noite desfrutando do melhor da cozinha baiana e internacional na Passarela do Álcool, com seus incontáveis bares e restaurantes.

Desde 1993, o Aeroporto Internacional da Cidade de Porto Seguro tem contribuído radicalmente para a prosperidade econômica e turística desta parte do país. Hoje, Porto Seguro está entre as cidades mais visitadas do Brasil

Clima

O clima tropical úmido da região é um dos mais agradáveis do mundo. Ele é determinado tanto pelos ventos quentes e úmidos vindos do Atlântico Sul como pelos ventos regulares vindos da Patagônia.

Graças à temperatura média de 22°C no inverno e 24°C no verão, os hóspedes do Village Mata Encantada desfrutam da praia o ano inteiro.

Não há na região um típico período de chuvas, mas os meses de agosto/setembro e janeiro/fevereiro são os mais secos, enquanto em maio costuma chover um pouco mais.